Por Victor Santos
05 de outubro de 2021
VII FESTA DO MANGUE DO CUMBE
CELEBRANDO A RE-EXISTÊNCIA QUILOMBOLA PESQUEIRA E O BEM VIVER
Nos dias 10,11 e 12 de setembro de 2021, aconteceu no Quilombo do Cumbe/Aracati - Ceará, a VII Festa do Mangue do Cumbe, com o tema: Celebrando a Re - Existência Quilombola Pesqueira e o Bem Viver. Este ano por conta da pandemia do corona vírus - COVID 19, a Festa aconteceu com a participação somente dos comunitários quilombolas do Cumbe, como forma de prevenção da entrada da COVID 19 na comunidade. A Festa fez alusão aos 25 anos de luta e resistência que os quilombolas do Cumbe vem travando para a defesa do território quilombola de uso comunitário, afirmação da identidade quilombola pesqueira e o fortalecimento das práticas culturais, saberes e modos de fazer. Práticas essas importantes para reprodução social, econômica, cultural, política e bem viver dos quilombolas do Cumbe.
A Associação Quilombola do Cumbe entidade representativa dos Pescadores/as, Marisqueiros/as e demais ofícios que se reconhecem como Quilombolas. Desempenha um importante trabalho junto as 110 (cento e dez) famílias no Quilombo do Cumbe.
Há 25 (vinte e cinco) anos ela surgi em meio a uma serie de problemas ambientais e sociais ocasionados pelos empreendimentos da carcinicultura em áreas de manguezais. Ou a comunidade resistia ou ela estaria fadada a desaparecer devido a forma degradadora e expulsiva
A resistência esta no DNA dos povos tradicionais e não seria diferente com os/as Quilombolas do Cumbe. Se tornou verbo e construiu ao longo desses 25 (vinte e cinco) anos sua própria historia registradas em varias pesquisas acadêmicas, matérias de jornais, revistas cientificas entre outros.
Assumimos para nós esse dever de garantir para nossa e as futuras gerações, um território livre, preservado e de uso coletivo. Porem são muitos os desafios que surgem durante aos processos de luta que vão do próprio local a esfera global como é o caso do aquecimento global e suas mudanças climáticas. A atuação inescrupulosa dos empresários e a ineficácia e conivência do estado brasileiro, que criminaliza e perseguem quem ousa lutar para se contrapor as injustiças ambientais, raciais e sociais.
Por isso nos organizamos em varias frentes para avançarmos na Regularização do Território Quilombola do Cumbe. Estamos em vários espaços, denunciando e dando visibilidade as violações de nossos direitos constitucionais, lesados muitas vezes pelos próprios operadores da justiça.
A Festa do Mangue é um dos espaços importantes para falarmos para muitas pessoas, o que fazemos, o que acreditamos, o que defendemos. Um evento cultural com caráter politico, social, ambiental. Que fortalece a resistência local, valorizando todo o conhecimento, costumes e tradições da Comunidade Quilombola do Cumbe. Nos dias 10,11 e 12 de setembro de 2021, aconteceu no Quilombo do Cumbe/Aracati - Ceará, a VII Festa do Mangue do Cumbe, com o tema: Celebrando a Re - Existência Quilombola Pesqueira e o Bem Viver. Este ano por conta da pandemia do coronavírus - covid 19, a Festa aconteceu com a participação somente dos comunitários quilombolas do Cumbe, como forma de prevenção da entrada da covid 19 na comunidade. A Festa fez alusão aos 25 anos de luta e resistência que os quilombolas do Cumbe vem travando para a defesa do território quilombola de uso comunitário, afirmação da identidade quilombola pesqueira e o fortalecimento das práticas culturais, saberes e modos de fazer. Práticas essas importantes para reprodução social, econômica, cultural, política e bem viver dos quilombolas do Cumbe.
COMO FOI A VII FESTA DO MANGUE DO CUMBE EM 2021?
A VII Festa do Mangue do Cumbe no ano de 2021 devido a pandemia do corona vírus, não foi aberta para o publico de fora, se restringindo apenas para pessoas da comunidade e comunidades próximas. Mantendo as atividades culturais realizadas em outras edições.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira - 10/09/2021 - 19hs
Abertura pela Diretoria da Associação Quilombola Cumbe
Apresentação do Grupo Calungas do Cumbe
Distribuição de pipocas para crianças e participantes
Sábado - manhã e tarde - 11/09/2021
Vivência no Manguezal - passeio de barco, cumê no mato, competição de captura de caranguejos com os mestres do mangue do Cumbe e lazer
Noite do sábado - 19hs
Cine Cumbe - Documentário sobre a Cultura Alimentar do Quilombo do Cumbe
Debate
Apresentação do Grupo de Capoeira - Navio Negreiro e Maculêle
Domingo - 12/09/2021
Premiação dos Mestres do Mangue do Cumbe 2021
1º lugar - Pedro Henrique (Dedé)
2º lugar - Luiz Fernando (Nando)
3º lugar - Raimundinho
4º lugar - Jackson (Nego)
5º lugar - José Edimar, Ernandes e Ronaldo (Naldim)
Carangueijada
Encerramento com o Forró dos Pescadores/as na Palhoça da Luciana
Agradecimentos.
Aos nossos apoiadores/as, a comunidade quilombola do Cumbe. Esperamos no próximo ano que a Festa aconteça de forma aberta para todos e todas.